Caixa Bolsa Família 2020 – Consulta, Saldo, Sacar Pagamento

O Caixa Bolsa Família 2020 é o programa-base do Governo Federal que já ajudou mais de 14 milhões de famílias desde a sua criação e, além de ser o programa social com mais pessoas inscritas, lembrando que mensalmente novas famílias são incluídas!

Um programa que deu certo graças a cooperação entre o Governo, o CRAS e a Caixa Econômica Federal que é a instituição Financeira. O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e a Bolsa Família Caixa são os órgãos públicos que cooperam com o Governo Federal para que a renda seja distribuída.

Ao longo do artigo vamos explicar sobre o Bolsa Família 2020, o que é o programa, como consultar o saldo e muito mais! Venha conferir o que temos nas próximas linhas.

O que é o Caixa Bolsa Família?

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal responsável pela transferência direta de renda para as famílias pobres e extremamente pobres de todo o território brasileiro, de modo que as mesmas consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza, garantindo uma vida mais digna.

Caixa Bolsa Família 2020

Os objetivos do programa Caixa Bolsa Família são:

  • O combate a fome e promoção da segurança alimentar e nutricional;
  • O combate a pobreza e outras formas de privação das famílias;
  • Promover o acesso à rede de serviços públicos, em especial, saúde, educação, segurança alimentar e assistência social.

Para conseguir se candidatar ao programa e obter o beneficio é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, e esteja com seus dados atualizados há menos de dois anos.

Caso a família atenda aos requisitos de renda e não esteja inscrita no programa, será necessário que o chefe(a) se dirija até o responsável pelo Programa Bolsa Família na prefeitura de sua cidade para se inscrever no Cadastro Único.

É importante manter seus dados sempre atualizados informando à prefeitura do seu município qualquer alteração de endereço e telefone de contato e modificações na situação de sua família, como nascimento, morte, casamento, separação, adoção, etc.

O cadastramento para o programa é um pré-requisito, mas não implica na entrada imediata das famílias no Bolsa Família, nem no recebimento do benefício. Mensalmente, o MDS– Ministério do Desenvolvimento Social seleciona de forma automatizada as famílias que serão incluídas para receber o benefício.

Para saber se você foi incluído no Programa, será necessário consultar a lista de famílias beneficiárias ou procurar o responsável pelo Programa na prefeitura de sua cidade.

Consulta Bolsa Família Caixa

Como mencionamos acima, a instituição financeira que trabalha em cooperação com o Governo para realizar os pagamentos do Bolsa família é a Caixa Econômica Federal.

É a Caixa Bolsa Família 2020 que disponibiliza o cartão magnético aos cadastrados no programa para que possam realizar os saques do beneficio. É através desse cartão que é possível realizar a consulta do saldo e do extrato, nos caixas eletrônicos do banco

É por meio dele que você tem acesso ao calendário de pagamento do bolsa família, fica sabendo qual a situação do seu benefício, poderá consultar as últimas parcelas disponibilizadas e encontrar a agência da Caixa mais próxima de você.

 

  • Como Consultar o Saldo através da internet:

Caixa Bolsa Família 2020


Passo 01: Acesse o link da Caixa https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CONVENIADO01:


Passo 02: Na página “Tela de identificação do Usuário” informe os dados do NIS Número de Identificação Social e a sua senha (a que você criou quando fez a solicitação do beneficio)


Passo 03: Agora é só clicar no botão “Enviar” para ter acesso a à área exclusiva e visualizar as informações disponíveis.


 

  • Como consultar saldo através do Aplicativo Bolsa família:

A Caixa Econômica desenvolveu um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente nas principais plataformas de telefones celulares: Windows Phone, iOS e Android. O download é gratuito e pode ser feito em praticamente todos os celulares.

Para baixar, veja abaixo o passo a passo:

Caixa Bolsa Família 2020


Passo 01: Acesse a página dos aplicativos da Caixa nesse link:


Passo 02: Escolha qual a plataforma do seu dispositivo móvel


Passo 03: Baixe e instale o aplicativo


Passo 04: Acesse o aplicativo no seu celular ou tablet


Passo 05: Agora é só inserir o número do seu NIS que está no seu cartão Bolsa Família.


 

  • Consultar através do cartão Bolsa Familia:

Caixa Bolsa Família 2020

Se dirija até uma  lotérica ou caixa eletrônico de qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Faça os procedimentos normais de acesso e ao encontrar a opção “Saldo” no menu da tela, clique sobre ele para verificar o valor em sua conta. Bem fácil, não é?

  • Consulta através do cartão cidadão

Sabia que é possível realizar a sua consulta do Bolsa Família através do Cartão Cidadão? É muito simples! Basta utilizar seu cartão em algum caixa de autoatendimento ou no caixa da própria agência da Caixa ou se dirigir em alguma casa lotérica para fazer a consulta.

Como sacar o pagamento do Bolsa Família na Caixa

O cartão do Bolsa Família é apenas uma das várias opções que os beneficiários tem para sacar o seu benefício. Ainda assim, mesmo sem ele, também é possível receber o pagamento de outras formas. Se você tem dúvidas sobre onde e como fazer o saque, logo abaixo nós vamos explicar todas as maneiras possíveis para você ter acesso aos valores.

Cartão do Bolsa Família

O cartão oficial do Bolsa Família é a forma mais segura e recomendada para você sacar os pagamentos. Com ele, você pode receber o beneficio de forma prática e rápida nos locais a seguir:

  • Agências da Caixa Econômica Federal;
  • Caixas automáticos da Caixa;
  • Casas lotéricas;
  • Unidades do Caixa Aqui.

Caso você tenha perdido ou teve o seu cartão furtado, se dirija até uma agência da Caixa ou entre em contato pelo número 0800 726 0207 para solicitar a segunda via.

Cartão Cidadão

Muitos beneficiários recebem os benefícios  diretamente com o Cartão Cidadão. Os procedimentos são iguais aos do cartão do Bolsa Família, ou seja, basta você se dirigir a um dos locais informados abaixo para conseguir realizar fazer o saque.

  • Agências da Caixa;
  • Caixas automáticos da Caixa;
  • Casas lotéricas;
  • Unidades do Caixa Aqui.

Saque sem o cartão

Há também uma forma de conseguir fazer o saque sem o cartão. Mas atenção: essa possibilidade só é permitida nas agências da Caixa e nas casas lotéricas. Para receber o pagamento dessa forma, você precisa informar o número do seu NIS e apresentar um documento de identidade oficial, que pode ser:

  • RG;
  • Carteira Nacional de Habilitação (com foto);
  • Carteira de Trabalho;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento.

Saque pelo cartão da poupança da Caixa

Se você possui uma poupança da Caixa, basta ir a qualquer agência e solicitar para transferir os pagamentos para a sua conta. Caso deseje abrir uma poupança para receber os benefícios do Bolsa Família, se dirija até uma agência da Caixa, casa lotérica ou unidade do Caixa Aqui e abra a conta no nome do Responsável Familiar. Quando tudo estiver regularizado, você pode sacar o pagamento com o cartão da conta poupança nos locais indicados abaixo:

  • Agências da Caixa;
  • Caixas automáticos da Caixa;
  • Casas lotéricas;
  • Unidades do Caixa Aqui.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre Caixa Bolsa Família 2020. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe sua mensagem logo abaixo para que possamos te responder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *